Tanto para uso pessoal como para uso profissional, ter um backup é fundamental. De mensagens de texto à projetos complexos, a falta de cópias mais cedo ou mais tarde será causa de arrependimento. Se você já passou esse arrependimento ou melhor ainda, quer evitá-lo, conheça os meios a seguir...
Explore os meios a disposição e não fique na mão
Não é questão de pessimismo. Defeitos, acidentes, queimas e até desastres naturais acontecem, por mais que indesejados. Portanto, se é importante o conteúdo guardado no computador, é sensato ter ao menos uma cópia.
Hoje os meios de fazer cópia são abundantes, diferente de cerca de 15 anos atrás, tempo onde era comum os limitados e lentos disquetes; gravadores de CD eram artigos de luxo; internet discada de 56k... Agora, per-drives com capacidade de centenas de disquetes ou pilhas de CDs, além de muito mais velozes e menores; gravadores de DVD são corriqueiros e já perdendo lugar para o Blu-ray; Internet de alta velocidade permitindo enviar grande volume de arquivos para a "Nuvem".
Portanto, o único motivo de perder trabalhos de "toda uma vida" ou coleções de fotos ou música é falta de informação. Até as contas de e-mails hoje são meios de fazer backup, com grandes capacidades de armazenamento. Costumo usar para documentos menores (e-mails possuem limites de tamanho para envio de anexos), enviando para meu próprio endereço:
1-Exemplo-e-mail como backup
A opção do Google
Para arquivos maiores de 25 MB, há opções como o Google Drive, que permite armazenar até 15 GB ou 15.000 MB grátis. Vale a pena ter uma conta no Google e armazenar lá imagens, vídeos, edições e qualquer conteúdo importante que você queira preservar. Se você tiver já o gmail, basta acessar os aplicativos ou Google Apps - os nove pontos no canto superior direito, onde você poderá acessar os diversos serviços do Google - como Fotos, Youtube, Google Plus, Maps etc:
2-Acesso ao Google Apps
Confira abaixo em destaque o ícone do Google Drive. Como as contas são unificadas, quando logado, seja no Gmail, Youtube ou qualquer outro aplicativo do Google, você abrirá o Drive e poderá já enviar seus arquivos.
3-Destaque do ícone do Google Drive
A tela do Drive é de aparência semelhante à do Gmail. Quem já usa o serviço de e-mails do Google vai identificar. Possui um menu no canto esquerdo destacando o botão Novo para enviar arquivos, compartilhar com os amigos, dá acesso ao Google Fotos, permite destacar com estrela, visualizar arquivos mais recentes e a tradicional lixeira. Há também a opção de fazer upgrade do armazenamento, que é o serviço pago proporcionando muito mais espaço, de 100 GB até 30 TB. No entanto, para a grande maioria dos usuários domésticos os 15 GB gratuitos servem muito bem.
4-Menu do Google Drive
Ao selecionar o botão Novo você poderá:
Criar pastas (o que recomendo para uma boa organização dos arquivos);
Fazer upload de arquivos, ou seja, enviar arquivos de seu computador para o servidor do Google;
Fazer upload de pastas - ao invés de selecionar arquivos individualmente você seleciona uma pasta de arquivos de seu computador enviando todo o seu conteúdo;
Acesso a recursos interessantes como Planilhas, Documentos, Apresentações e mais na opção Mais ao final.
São opções úteis, oferecendo uma alternativa à programas de edição de textos, planilhas e apresentações conhecidos como o Office, além é claro de quebrar um galho quando faltarem esses pacotes de escritório na máquina.
5-Opção Novo do Google Drive
Há também o mesmo acesso através de Meu Drive, com as mesmas opções do botão Novo.
6-Opção Meu Drive
Outra vantagem é que você poderá acessar seus arquivos no seu smartphone com o aplicativo, que normalmente já vem instalado de fábrica.
7-Aplicativo Google Drive no Smartphone
Você poderá ver fotos, ouvir música ou assistir vídeos direto do Google Drive, economizando espaço do seu celular.
8-Google Drive-opção de backup em "nuvem"
Acompanhe também em vídeo como fazer backup dos seus dados com o Google Drive:
50 GB gratuitos
Outra opção de backup muito boa é o Mega, mais "generoso" que o Google Drive, oferecendo até 50 GB grátis:
9-Mega-50 GB de espaço grátis
Após criar a sua conta, você terá as opções a seguir, no menu à esquerda da tela do seu navegador:
10-Menu do Mega
A tela do Mega é bastante simples e funcional:
No canto direito, de cima para baixo você vê seus arquivos no ícone da Nuvem, logo abaixo os compartilhamentos;
Pode adicionar contatos e há também chat;
No canto inferior a lixeira é representada com um ícone símbolo de reciclagem;
Na engrenagem abre as configurações por último para acompanhar os arquivos que estão em transferência.
O Mega também oferece o recurso de escanear um código QR, como usado por exemplo no Whatsapp Web, porém neste caso para adicionar contatos de forma rápida.
11-Código QR para contatos
Como no Google Drive é possível criar pastas para organizar, enviar arquivos avulsos ou pastas de arquivos. As opções ficam no topo da tela com os botões Nova Pasta, Carregar Arquivos, Carregar Pasta e ao final à direita você pode alternar a visualização dos arquivos entre lista e miniaturas.
12-Menu superior do Mega.
No topo também há o botão Menu onde você terá:
Acesso à sua conta, atualizar seus dados, informações sobre a empresa, aplicativos, suporte, acesso ao código fonte, kit de desenvolvimento e documentação para desenvolvedores;
Políticas, os termos do serviço, privacidade, direitos autorais...;
O Blog do Mega, informações corporativas, a mesma nuvem de arquivos acessível no menu à esquerda;
Você pode alterar o idioma, recarregar a página e "Deslogar" do sistema;
Conclusão
Essas opções só não serão viáveis com uma conexão de internet lenta. Contudo, como a marcha da indústria de tecnologia desenvolve rapidamente, internet lenta se torna a cada dia tal qual o disquete: coisa do passado.
Por outro lado, na falta de internet por algum motivo, os velhos DVDs continuam sendo boa opção e os pen-drives cada vez maiores, compactos e mais acessíveis, sem esquecer dos cartões de memória, tanto no celular como em tablets, câmeras...
A conclusão é: meios para ter cópias de segurança não faltam. Então a dica é aproveitar os recursos à disposição, evitando perder seus arquivos e ficar na mão!
Acompanhe também em vídeo como fazer backup dos seus dados com o MegaSync:
Deixe seu comentário - dúvidas, sugestões, críticas... e compartilhe...