Assista em vídeo:
A melhor forma de pegar atalho é colocar em prática no dia a dia.
A dica aqui é estimular a prática do uso de atalhos de teclados, no seu computador, no computador da escola, curso ou trabalho. Se liga também nos atalhos do LibreOffice, também cobrado nas provas.
A maioria das pessoas usam o Office da Microsoft - Word, Excel, Powerpoint... Você pode se destacar na multidão se acostumar a usar o LibreOffice, que tem atalhos diferentes. Para instalar, clique neste link.
Pegando uma "cola" no menu principal
1-LibreOffie destaque atalhos no menu |
Na imagem acima você vê o menu Arquivo do LibreOffice Writter, o concorrente do Word - para textos. Os destaques indicam os atalhos mais comuns:
- CTRL+O para Abrir;
- CTRL+S - Salvar;
- CTRL+Shift+S - Salvar como;
- CTRL+P - Imprimir;
- CTRL+Q - Sair (lembrando que o atalho Alt+F4 é "universal" para fechar programas).
Fiz a lista acima, e é bom copiar. Mas para gravar na cabeça, só quando você usa o programa por hábito para editar seus textos. O menu dá uma "cola", e você procura usar aos poucos.
Você vai ver uma diferença, um ganho em produtividade. Leva um tempo para acostumar com os atalhos, porém depois que você acostuma, você vê: é muito mais rápido. Você aperta duas ou três teclas ao invés de "arrastar" o cursor do mouse. Ajuda a desenvolver a memória inclusive.
2-Menu Editar do LivreOffice - atalhos |
- CTRL+Z - Desfazer;
- CTRL+Y - Refazer;
- CTRL+X - Recortar;
- CTRL+C - Copiar;
- CTRL+V - Colar;
- CTRL+A - Selecionar tudo;
- CTRL+F - Localizar (achar uma palavra ou frase no texto).
Estes são os mais comuns. Os outros são de funções mais específicas ou avançadas, menos usadas. Vai do interesse de cada um. Pega leve. A coisa funciona devagar e repetindo, repetindo...
Neste ponto, ter a curiosidade de uma criança - "o que faz isso, o que faz aquilo?" - ajuda. Por isso elas aprendem tanto e em tão pouco tempo! Elas também não têm medo de fazer alguma coisa errada e dar defeito. É errando que se aprende mesmo.
Aproveite as barras de ferramentas
3-Barra de ferramentas - atalhos |
Fico por aqui. A idéia nessa publicação é estimular a prática. E apesar de serem dicas para o LibreOffice, para o pacote Office da Microsoft as diferenças são poucas, mas podem confundir. Vale a curiosidade também e fazer a comparação entre eles. E a prática leva a perfeição.
Oriente-se...
"Um dos aspectos mais dolorosos em relação a cometer erros e ficar desapontado ou falhar em alguma coisa não está no que as pessoas dizem. É o quanto nós somos duros com nós mesmos. Muitas pessoas que cometem erros muitas vezes se flagelam com muito mais rigor que qualquer outra pessoa faria. Elas deveria se transformar em suas próprias polícias contra abuso emocional pessoal."
Robert T. Kiyosaki