1-Bateria com pouca carga |
Diminua o brilho da tela
2-Exemplo de ajuste de brilho |
A dica então é diminuir o máximo o brilho da tela.
Tá certo que ao ar livre você precisa aumentar o brilho para poder enxergar alguma coisa. Procure adquirir o hábito de diminuir o brilho quando mudar de ambiente, para dar "vida" mais longa à sua bateria.
A imagem acima é de um Moto G, um aparelho onde é fácil o acesso ao recurso de brilho da tela. Porém dependendo do modelo do seu celular, pode ser que o recurso esteja "escondido".
Aplicativos como o Screen Filter ajudam. Como ele você ajusta direto da tela principal do aparelho por um atalho. Indico esse link para saber mais.
Outra coisa é o ajuste automático de brilho. que é um recurso interessante porém é "tapa aqui descobre ali", pois o sensor gasta muita energia. Se o seu aparelho tiver este recurso, o melhor é deixá-lo desativado.
Desative o "net aéreo", o "dente azul" e o "sentinela"
Neste caso o "hábito faz o monge". Crie o hábito de desativar o Wifi e Bluetooth sempre que não estiver usando. Assim você aumenta a vida útil da bateria também, porque vai precisar recarregar menas vezes. Gasta menos ciclos de recarga que "envelhecem" mais rápido a peça.
3-Controle da Vibração do smartphone |
Veja se o mais importante para você é ter carga na bateria mais tempo ou simplesmente estar com o celular sempre à postos, mesmo em reuniões, usando a vibração.
4-Controlar Notificações |
Você teria necessidade de estar sempre atualizado de novas interações, mensagens, e-mails?
5-Notificação de apps |
- Encontre nas configurações do seu aparelho a opção Som e notificações ou similar, localize a Notificação de apps.
- Há também a opção de avisar ou não de atualizações quando o aparelho estiver bloqueado. Neste caso desativará sempre que bloqueado. É uma alternativa, dependendo do tempo que você deixa seu aparelho bloqueado.
- Veja também o tempo sem uso para apagar a tela. O ideal é menos de um minuto.
Limite o número de aplicativos simultâneos
6-Fechar todos os aplicativos |
7-Interface do Fecha todos aplicativos |
Pode deixar na tela principal do seu aparelho e num toque fechar os aplicativos em segundo plano "comedores" de bateria, liberando também memória, "aliviando" a barra do celular.
8-Acesso aos widgets |
Aparecerá a lista de aplicativos de seu aparelho, onde você deve deslizar até encontrar o app Fecha...:
9-Widget fecha todos aplicativos |
Carregue a bateria quando receber o aviso no aparelho e recarregue até 100%
10-Aviso de bateria fraca |
Outro "mito" é de que a bateria é prejudicada se após carregar 100% continuar conectado o celular no carregador.
- Um deles é o de que é preciso deixar a bateria acabar completamente para poder recarregar, evitando assim "viciar", evitar o "efeito memória". Isso acontecia nas baterias usadas em celulares mais antigos, além das pilhas recarregáveis muito usadas nas câmeras digitais (lembra delas?).
- Outro "mito" é de que a bateria é prejudicada se após carregar 100% continuar conectado o celular no carregador.
Um celular inteligente "sabe" quando sua carga atingiu o máximo e automaticamente pára de carregar e passa a alimentar normalmente o dispositivo. Você nota que a fonte do carregador esfria.
Quando se trata de smartphones, a bateria é inteligente também. Não há efeito memória e problema de viciar. Por outro lado, não é recomendado deixar a bateria descarregar por completo.
- Aparecendo o aviso de bateria fraca, conecte o quanto antes possível. E se acabar a carga completamente, evite deixar muito tempo sem conectar o carregador para evitar inutilizar a bateria.
- Por fim, é importante deixar carregando até completar sempre que possível. Quando você tira o carregador "gasta" um ciclo de recarga, o que quer dizer menos um ano de vida do componente.
Cuidado com altas temperaturas
11-Ilustração de celular "suando" |
Aparelho eletrônico nenhum "é chegado" à uma temperatura muito alta.
Celulares inteligentes são computadores portáteis e, como o computador clássico, não aguenta muito calor, que pode danificar ou queimar componentes, além de diminuir a vida útil.
Mas além do ambiente, o próprio aparelho aquece muito quando ligado no wifi, bluetooth ou rede de dados; durante o carregamento da bateria; enfim, quando em processamento intenso.
Então novamente, com o hábito de desativar o que não está usando você aproveitara melhor e por mais tempo seu aparelho.
Deixe seu comentário - dúvidas, sugestões, críticas... e compartilhe...
Imagens capturadas de um Moto G 3ª geração e um LG L40 D175