10 de jun. de 2019

Perdeu seu celular? Veja como recuperar, proteger e bloquear

Você perde o celular e na raiva pode se desesperar. 

Respira fundo e procure pensar apenas em três coisas: usar os recursos para tentar recuperar, na segurança das suas informações e as formas de bloquear.

Antes que qualquer coisa, tente recuperar


Não custa lembrar o básico que é procurar ligar para o seu número. Vai que seu aparelho ficou na casa de um amigo, vizinho ou no seu trabalho? Se chamar, já é bom sinal.

Se chamar mas ninguém atender, tem um recurso para recuperar: pela sua conta no Google. Basta entrar no seu e-mail da conta do Google de seu computador, ou de um emprestado ou mesmo de outro celular.

O único problema aqui é se a sua conta foi criada com o número de telefone, e você esqueceu a senha. Para recuperar a senha nesta situação, você precisa do telefone. 😞

Mas fique tranquilo que ainda tem um recurso: o código IMEI. Mas adiante você pode saber mais. Role a página se quiser ir direto para a parte de bloquear, se preferir.


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Pesquise na busca com a frase Gerenciador de dispositivo.


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Escolha Find My Device ou Encontre meu dispositivo. Seu celular deverá aparecer aqui, com diversas informações. 


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Os recursos dependem de internet. Se o seu aparelho estiver conectado, você poderá ver pelo mapa onde ele está no momento. Se não estiver, pelo menos você sabe onde ele estava antes de desconectar. 

Por isso, entre o quanto antes na sua conta e tente a sorte!

Clique ou toque no ícone com a letra i num círculo (informações), como na imagem abaixo. Ali você vê o código IMEI do seu aparelho. Este código é importante no caso de você precisar bloquear, por isso, anote este número. Ele está também na caixa do celular.


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Independente de estar conectado ou não, tente as opções:
  • Reproduzia som, para o celular tocar por cinco minutos, mesmo em modo silencioso;
  • Proteger Dispositivo - mandar uma mensagem ou um número de telefone na tela de bloqueio;
  • Limpar Dispositivo, use com cuidado, porque apaga tudo. Só no caso de você saber que caiu em mãos erradas.
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Eu liguei e nada! Celular desligado. Como proteger?


Calma. Ainda não é sinal de que quem achou, furtou. A bateria pode ter acabado.

Mas o que você pode fazer desde já é cuidar da segurança dos seus dados. Trocar as senhas de todos os aplicativos, principalmente de banco, se estiver com senhas salvas.

Todas as redes sociais que você usa (no caso do Whatsapp, só bloqueando o número).

Abra as páginas de cada um, do navegador internet de um computador, notebook ou de outro celular: facebook, instagram, snapchat, app de e-mail... lembre-se da conta do Google também é claro. Mude todas as senhas.


Putz! Esqueci as senhas! 


De novo, as contas que você criou usando o seu número de telefone, se precisar recuperar senha... 😞 

Fica aqui a recomendação: prefira criar conta com endereço de e-mail. Para você que ainda não perdeu ou já recuperou, já pode se prevenir. 

Outra coisa: é muito prático salvar senhas, porém é mais seguro digitar sempre que você abrir. Aplicativo de banco então nem se fala...

Deu ruim! Nada de recuperar meu celular. Como bloquear?


Infelizmente, é triste a situação. Já passei por isso. Tentei recuperar uma vez. Depois de dois dias, descobri pela conta do Google que o aparelho já estava longe... 😞 

Você viu o Encontre meu dispositivo. Pela conta do Google você baixa seus aplicativos por exemplo, e fica registrado seu celular. Se você ou outra pessoa acessa sua conta, você recebe um e-mail. Como eu tinha acesso ao meu, recebi um aviso.

Agora que entra o tal código IMEI. Ele aparece acessando o ícone de informações do Encontre meu dispositivo do Google como já vimos, e na caixa do seu aparelho. Esse é o código único do seu aparelho. Bloqueando por este código, o celular fica inutilizável. 

Você pode e deve bloquear o número ou números usados no aparelho perdido também. Mais tarde você recupera nas lojas oficiais das operadoras. Lembre-se de ter em mãos seu CPF.

Para entrar em contato por telefone, segue a lista das principais operadoras (para fazer tanto o bloqueio pelo IMEI quanto da linha ou número de telefone):

  • Claro: 1052;
  • Oi: *144 de celular ou 1057 de um fixo;
  • Tim*144 de celular ou 1056 de um fixo;
  • Vivo Móvel:*8486 de um número Vivo e 1058 de qualquer telefone;
  • Vivo Móvel para deficientes auditivos: 0800 772 8346.

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