Parece mais uma "dica de saúde", nada a ver com o assunto de tecnologia?
Pense comigo: de que adianta ter o melhor da tecnologia, se você não entende bem a "tecnologia" que é você mesmo? Estamos realmente "ligados" no quanto uma boa noite de sono é importante?
Clique em ➤ abaixo para versão em áudio
Está tudo conectado
A nossa "tecnologia" tem muitas conexões interferindo no nosso funcionamento. Bem mais complexas que as de um computador, como é de se imaginar. Isso você já deve saber.
Sabemos de muitas coisas, através de nossos computadores e celulares conectados na grande rede. Mas eu esqueço, você esquece, nós esquecemos. Esquecer é humano.
Já ouvimos que a qualidade da alimentação (ou a falta dela) interfere no sono; exercícios interferem, além do ambiente, luz, som... Mas é apenas mais uma informação misturada entre outras tantas, não é?
Está tudo conectado. Tudo isso tem a ver com ter uma boa noite de sono ou não. Só não tem como pressionar Ctrl + S num teclado e salvar no cérebro, e depois agendar para todo o dia receber uma Notificação.
Neste caso, o recurso mais eficiente para você pode ser a tradicional anotação num bloco, num pedaço de papel.
Inclusive porque o nosso cérebro grava melhor quando fazemos o esforço de anotar comparando com uma digitação e menos ainda, um som de notificação no celular.
Leia a mais a respeito neste link.
Modo noturno no celular
Se você dorme acompanhado do seu celular, pode ter descoberto o modo noturno, mais uma das várias funções acumulados nesta tecnologia.
Porém já saiu matéria na Veja mostrando que a função não ajuda você a "pegar no sono".
Porém já saiu matéria na Veja mostrando que a função não ajuda você a "pegar no sono".
Basicamente, as células oculares responsáveis pela detecção das cores enviam sinais biológicos para o cérebro para dizer se é dia ou noite e baseiam-se no tipo de luz recebida para enviar essa informação. Portanto, uma tela brilhante, independente da cor, passa a mensagem de que ainda é dia, fazendo com que você não se sinta sonolento.
A "tecnologia" do sono na prática
Sejamos bem práticos: quer dormir bem? Então "informe" o seu cérebro que tá na hora de dormir eliminando todas as luzes (inclusive de leds de aparelhos como TV, rádio, receptores TV por assinatura, etc.
O velho conselho de não dormir "com a barriga cheia" não é coisa do tempo da vovó. Nós não "funcionamos" diferente de nossos antepassados.
O Dr. Ítalo Marsili mostrou, por exemplo, 7 alimentos que podem atrapalhar você:
- sal;
- açúcar;
- soja;
- leite e derivados;
- amendoim (em caso de alergia);
- trigo (farinha branca, bolo, sorvete, biscoito, pão, macarrão, milho);
- ovos (para quem tem alergia)
O principal é lembrar sempre destas informações. Esse seria o modo humano de "desligar" e ligar no "carregador" para restaurar 100% da energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário