Nós normalmente confiamos nos especialistas, mas fica a pergunta: isso basta para você confiar?
Anos atrás num jornal muito popular de uma emissora líder de audiência mostrou um caso de especialista desonesto. No caso, levaram um carro num mecânico de uma loja conceituada. O carro já havia sido visto por um profissional de confiança da equipe de reportagem: o automóvel só precisava substituir as rodas dianteiras. Porém, na tal loja onde levaram, inventaram que precisava trocar as quatro rodas e o chassi.
Anos atrás num jornal muito popular de uma emissora líder de audiência mostrou um caso de especialista desonesto. No caso, levaram um carro num mecânico de uma loja conceituada. O carro já havia sido visto por um profissional de confiança da equipe de reportagem: o automóvel só precisava substituir as rodas dianteiras. Porém, na tal loja onde levaram, inventaram que precisava trocar as quatro rodas e o chassi.
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Até onde o medo pode levar uma pessoa?
Quando se trata de profissionais de saúde, você já deve ter ouvido falar em operações feitas na perna errada, cirurgias desnecessárias, diagnóstico equivocado etc. Desde criança ouço falar que é bom procurar uma segunda opinião. Uma amiga minha já passou por 7 médicos numa ocasião em que passou mal.
7 médicos!
Quando se trata de profissionais de saúde, você já deve ter ouvido falar em operações feitas na perna errada, cirurgias desnecessárias, diagnóstico equivocado etc. Desde criança ouço falar que é bom procurar uma segunda opinião. Uma amiga minha já passou por 7 médicos numa ocasião em que passou mal.
Ser especialista não é decisivo para você confiar
Manchetes de notícias evocam especialistas com frequência, para ganhar sua confiança. Agora, na prática, além de especialista, a honestidade ou caráter é decisivo, pois será alguém que não vai inventar defeito para te tirar mais dinheiro, aproveitar da sua confiança e prestar um mal serviço.
Essa influência de especialistas é uma arma psicológica. Uma arma de persuasão. A autoridade e a pressão da maioria, também chamada prova social, funcionam como gatilhos mentais, muito usados no marketing.
Confira muito mais a respeito disso no livro "Armas da persuasão - como influenciar e não se deixar influenciar, de Robert B. Cialdini".
Veja também: Você consegue resistir à pressão?
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